-
Arquitetos: Alventosa Morell Arquitectes
- Área: 140 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Adrià Goula
-
Fabricantes: Etecmia, Fusteria Jaume Olivé S.L, Metalistería Metcor, Paleteria
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em Valldoreix, Barcelona, em um terreno de 800m² com boa orientação, a demanda de projeto nos encarrega a ampliação residencial, uma construção de 1947 em situação de desequilíbrio volumétrico. O objetivo era criar um novo volume independente no qual a filha e os netos pudessem viver.
Além da residência existente, no terreno encontramos uma piscina que foi mantida por exigências da proprietária, e um volume auxiliar que serve como estacionamento. Esse volume auxiliar foi demolido para regularizar situação da construção em relação à norma, assim como possibilitar a ampliação.
O terreno, embora plano, possui uma mudança de nível de 1,5 m entre a piscina e a parte norte do jardim. A norma limita a superfície da nova edificação a 65m² no térreo. O programa de necessidades da ampliação dobra em superfície a casa existente e obriga a realizar dois pavimentos.
Com essas condicionantes e com a vontade de gerar uma melhor relação com a casa existente e o jardim Norte-Sul, decidimos aproveitar o desnível de 1,5 m entre eles para enterrar parte da construção.
Construídos em concreto, o pavimento inferior e o pavimento superior respondem de forma lógica à sua situação. O primeiro é maciço e fechado para conter o terreno e controlar as perdas térmicas por falta de radiação. O segundo é leve e aberto para aumentar sua relação com a área externa e a captação solar. Essa estratégia, aliada à inércia térmica do concreto, material estrutural ao qual não se adiciona nenhum revestimento para aproveitar ao máximo suas propriedades, faz com que a casa seja confortável durante todo o ano, com uma demanda de 12,5 kW/m²/ano.